quinta-feira, 1 de setembro de 2016

AJC SISTEMAS NEW - Número:004/2016 [ 5 Maiores erros cometidos na emissão do Manifesto Eletrônico ]


Muitas transportadoras cometem erros no preenchimento ou deixam o cadastro incompleto por não terem todas as informações para a emissão do Manifesto Eletrônico.  Porém, muitas transportadoras ainda estão em processo de adaptação com este novo documento fiscal. Selecionamos os erros mais comuns durante a emissão de MDFe, confira:


#1 Erro no preenchimento do cadastro de veículos
Para o Manifesto Eletrônico esta é uma etapa de preenchimento essencial para autorização do documento, afinal esta é uma informação obrigatória exigida nos Postos Fiscais. Para cadastro do veículo é necessário ter como informação: Placa; UF do veículo; RENAVAM; Tara (kg); Capacidade (kg); Informar o tipo do veículo (Reboque ou Tração); Informar o tipo de carroceria (Aberta, Fechada Baú, Graneleira, etc); Tipo de rodado (Truck, Cavalo Mecânico, Van, etc); Tipo de propriedade (Próprio ou Terceiro), caso o veículo pertença a terceiros é necessário ter os dados do proprietário. Além disto, é necessário ter os dados do motorista (Nome e CPF).


#2 Erro na quantidade de emissão de MDFe
1. A transportadora deve levar em consideração as UF´s de descarregamento para quantificar o número de MDFe a ser emitido. O conceito de Unidade Federada de descarregamento da carga não se confunde com Unidade Federada de destino da carga, sendo esta (UF de destino) descrita na NFe/CTe, enquanto aquela (UF de descarregamento) é descrita no MDFe. Na UF de descarregamento ocorre a remoção física da carga.

Não poderá existir mais de um MDFe para a mesma UF de descarregamento, independente do número de descarregamentos realizados naquela unidade (ainda que haja descarregamentos em mais de um município na mesma UF de descarregamento).

2. Se no decorrer do transporte houver qualquer tipo de alteração nas informações do MDFe (placa do veículo, carga, documentação, etc.), este deverá ser encerrado e ser emitido um novo MDFe com a nova configuração.

3. Na inclusão de mercadorias durante o trecho percorrido, deve-se encerrar o Manifesto Eletrônico e emitir um
 novo MDFe na UF em que esta realizando a inclusão de mais uma carga.


#3 Erro no preenchimento da UF percurso
No modal rodoviário, o MDFe deverá indicar as Unidades Federadas (UF´s) que serão percorridas sempre que existir pelo menos uma UF entre a UF de carregamento e a UF de descarregamento. A UF percurso sempre deve estar na ordem do trajeto do motorista.

Exemplo: O carregamento será em São Paulo (SP) e o descarregamento em Rio Grande do Sul (RS), então, a UF Percurso será: Paraná (PR) e Santa Catarina (SC).


#4 Esquecimento do encerramento do MDFe
A transportadora deverá sempre encerrar o MDFe no final de cada percurso. Enquanto houver MDFe pendente de encerramento, não será possível autorizar novo MDFe para o mesmo par UF de carregamento e UF de descarregamento, mesmo veículo de tração, em diferentes datas de emissão. O MDFe deverá ser encerrado: 


§  Ao final do percurso
§  Transbordo
§  Redespacho
§  Subcontratação
§  Substituição do veículo, do motorista, de contêiner
§  Retenção imprevista de parte da carga transportada
§  Inclusão de mercadorias


#5 Erro ao informar os documentos fiscais para inserir no MDFe
Se o tipo emitente informado é um Prestador de Serviço de Transporte, deverá incluir apenas chaves de acesso de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). 

Caso, o tipo emitente informado for Transportador de Carga Própria, apenas serão aceitos incluir apenas NF ou chaves de acesso de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Não esqueça de ficar atento para que cada município de descarregamento relacionado no MDFe, devem estar vinculados aos respectivos documentos que acobertam a carga a ser descarregada no município informado. 


4 comentários:

AJC CONSULTORIA E SISTEMAS LTDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Central de relacionamentos disse...

Excelente matéria. Sanou várias dúvidas.
José Roberto
Gerente CPD
Frigorífico Beef Nobre
MS

Setor de cargas disse...

Obrigado a equipe da AJC SISTEMAS, não só atende no desenvolvimento de nosso software, como também nos reporta consultoria.
Abraços.
Transportadora Rialto Ltda

Grupo Aguia do Sul disse...

AJC SISTEMAS mais uma importante informação. Trabalho reconhecido parceiro.
Rialdo Santos
Gerente de logistica